Uma virose esmagada pelo confinamento


Hoje, 13 de Abril, verificamos mais uma vez que a  evolução da pandemia em Portugal  devido à  adopção de medidas drásticas,  com cuidados simples-distanciamento social e higiene- que nunca foram tomadas durante os surtos de gripe, aliadas ao confinamento de uma parte significativa da população,  estão a dar resultados imediatos muito visíveis no gráfico seguinte.

Aí se representam dois cenários reais: a evolução do número de óbitos provocados pela Covid 19, a vermelho, e a evolução do número de óbitos provocados em 2019 por um surto banal de gripe. A curva a azul resulta simplesmente da distribuição dos 2844 óbitos atribuídos pela DGS ao surto de gripe em 2019 (1) pelo período de algumas semanas em que o mesmo se registou .

Isto significa que as mortes atribuídas à gripe durante 7 semanas foram distribuídas no tempo segundo uma curva que não será muito diferente da apresentada no relatório da DGS já referido.
A observação do gráfico mostra que com as actuais medidas a evolução do número de mortes é muito menos dramática do que a que resultaria da percepção da evolução das mortes provocadas pela gripe, se em vez dum relatório final em que é feita uma estimativa, se tivesse optado por um relatório diário, relatado em directo por toda a comunicação social.


Vasos comunicantes?
O numero médio de mortes por todas as causas no mês de Março é de cerca de 320; mesmo nos dias onde houve um aumento mais expressivo do número de óbitos provocados pela Covid 19 (mais de 30) esse número representará no máximo pouco mais de 10% da média de óbitos totais para esse dia.
.
Como explicar então a existencia de um significativo aumento do número médio de mortes totais durante o mês de Março?

A explicação poderá talvez resultar do número muito baixo de óbitos registados em Fevereiro, como se observa no primeiro gráfico . Pessoas idosas e fragilizadas poderão não ter sido vitimadas pelas gripes e pneumonias de Fevereiro, transferindo para Março um acréscimo do número de óbitos totais, como se pode talvez inferir comparando o primeiro com o segundo grafico (Março).
fonte SICO



Comments

Popular posts from this blog

Quarta 8 de Abril ?E se as noticias da gripe fossem tratadas da mesma maneira?